8 de outubro de 2012

Risotto de Cogumelos

Eu adoro um bom Risotto, mas nunca me tinha aventurado a fazê-lo em casa. Diziam-me que dava muito trabalho e que nem sempre era fácil acertar com a receita, e assim fui colocando outros testes culinários em primeiro lugar.
Hoje o desejo de comer Risotto falou mais alto e lá tive eu de me aventurar!
Receita para 3 a 4 pessoas

8 colheres de sopa de Azeite / Sal / 1 Cebola picada / 1 dente Alho picado / 400gr Cogumelos / 400gr Arroz arbóreo (convém que seja mesmo deste tipo, para que resulte) / 150ml Vinho branco ou tinto (eu prefiro branco) / 13dl Água quente / 1,5 cubo de Caldo Galinha / 2 colheres de sopa de Manteiga / Queijo Parmesão ralado / Salsa picada.


Num tacho fundo levar ao lume o azeite com a cebola e o alho picado. Deixar em lume médio uns 10 minutos até que a cebola fique translucida (boa altura para tirarem fotos aos ingredientes. Se gostarem de o fazer, como eu!). Juntar o sal e mexer.
Juntar os cogumelos e deixar que fritem um pouco.
Adicionar o arroz e o vinho mexendo sempre até que este último evapore.

À parte, juntar a água quente com o cubo e meio de caldo de galinha. Adicionar ao tacho uma chávena e meia deste preparado. Mexer sempre. Quando a água evaporar, adicionar mais uma chávena repetindo o processo até terminar com toda a água.
No risotto o mais importante é mexer, mexer, mexer, mexer... pois é assim que o arroz solta a goma tão característica deste prato.

Quem gostar pode nesta altura temperar com um pouco de pimenta (eu não coloquei porque não gosto).

Quando a maior parte da água tiver evaporado, adicionar a manteiga, o queijo parmesão ralado (a quantidade deixo ao gosto de cada um. Eu gosto de muito queijo!) e a salsa. Mexer para que a manteiga e o queijo derretam e se misturem.
Tirar do lume e deixar repousar uns 2 minutos.


Reservem salsa e queijo para polvilhar já no prato! Isso faz para mim toda a diferença, porque adiciona mais gosto. Quem gostar pode agora polvilhar também com a pimenta (quem o fez disse-me que fica uma delicia).

6 comentários:

  1. bom aspecto, sim senhor, tens de começar a preparar-te :)

    ResponderEliminar
  2. Risotto é muito bom! O teu está fantástico (mas parece um pouco mais "seco" do que o normal... foi intencional?) :D O meu é ligeiramente diferente, mas vai daí e também não sigo receita nenhuma, faço o Risotto base e depois ponho o que me vai na tola ou o que me apetecer mais :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não achei seco. Achei normal! Mas é uma questão de deixar evaporar mais a água ou não.
      Estou a pensar adicionar mais qualquer coisa numa próxima. Talvez tiras de bacon ;)

      Eliminar
  3. que aspecto delicioso! tenho de experimentar a receita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta e depois diz-me como correu :)

      Eliminar