27 de março de 2013

Não comes carne? Então comes o QUÊ?!

Faz hoje 5 meses que deixei de comer carne e continuo com a mesma ideia de que se sentir necessidade de voltar a comer carne, irei comer. E continuo a não sentir necessidade de me tornar vegetariana, apesar de comer peixe poucas vezes.

Não senti até ao momento qualquer problema de saúde (a duvida de muitas pessoas, quando querem parar de comer carne ou tornarem-se vegetarianas), nem nenhum outro obstáculo de maior, a não ser mesmo a ignorância das pessoas.

Há uns tempos a Rita desabafava no facebook, que sentia que as pessoas a olhavam de lado quando ela dizia que se tornara vegetariana. Eu identifiquei-me com tal desabafo e vou mais longe, afirmando que algumas pessoas parecem olhar para essa opção com ar de nojo. Sabem aquele levantar do lábio superior e torcer de nariz, como se tivessem cheirado cocó? É mais ou menos isso.
Eu digo: Não como carne! - e pumba, cheira logo a cocó!


É difícil para mim compreender esse tipo de reacção porque eu sempre fui muito curiosa em relação a estilos de vida diferentes e à possibilidade de experimentar novas comidas e sabores. 
Eu não me importo nada que me façam perguntas. Aliás, acho saudável que as pessoas olhem para o que não conhecem com curiosidade e por isso questionem. Mas o que me deixa estupefacta é a quantidade de perguntas e observações sem nexo algum. 

Para começar, a maioria das pessoas parece não entender a simples distinção entre uma alimentação em que se exclui unicamente a carne, e uma alimentação vegetariana. Na maioria das vezes, assim que digo que não como carne (e mesmo depois de explicar isso muitas vezes e devagarinho), sou catalogada como vegetariana.
A partir daí tudo lhes parece um bicho de sete cabeças, seguindo-se a pergunta mais "duh" de todas: "Então mas se não comes carne, comes o que?!" - Oi? Como assim, como o quê? A alimentação baseia-se só em carne? Cada vez estou mais crente que as pessoas andam a comer carne demais. Há todo um mundo de alimentos e eu tento ao máximo comer um pouco de todos, excluindo apenas a carne, e acham que eu não tenho mais nada para comer?
Por essa ordem de ideias, coitados dos vegetarianos, ou pior do vegans.

Sinto até que indirectamente, ao ter excluído a carne da minha alimentação, isso me levou a comer de uma forma mais saudável.
Antes, eu praticamente não comia fruta e não sentia absolutamente vontade nenhuma de o fazer. No entanto, nestes últimos meses tenho comido mais fruta que nos últimos anos. A fruta agora sabe-me bem e eu não entendo exactamente porque é que isso só acontece agora. O mesmo se tem passado com a maioria dos legumes. Eu não ligava nenhuma a legumes fossem eles quais fossem e agora parece que não consigo fazer uma alimentação sem que os legumes estejam presentes. Alguns nem nunca tinha provado antes!

Para tornar tudo mais divertido, deixo aqui este video que na minha opinião traduz muito bem tudo aquilo que quero dizer, e do qual me lembro sempre que me perguntam: "Não comes carne? Ah, mas não te preocupes, temos frango!"


o tema começa a partir dos 1:20






2 comentários:

  1. Como é que um post destes não tem comentários :Þ
    Muito bem, antes demais, muitos parabéns pelos teus 5 meses sem carne, a meta está traçada e ser "cumprida". Fico muito contente de poder ajudar. Eu ao contrário de ti sempre comi todas as porcarias as boas e as menos boas, quando deixei de comer carne e ainda comi peixe em casa porque de alguma forma era obrigado, fora de casa era VEGAN :D Em casa lá "tinha " de comer peixe, ovos, leite e afins! Quando saía de casa e ia comprar qualquer cena para comer, lia os ingredientes todos :D Hoje ainda o faço ;) Sim há muita coisa que comer sem incluir carne, peixe ou marico. Aiiii haja ignorância espalhada pelo planeta :)
    <3

    ResponderEliminar
  2. Tens tanta razão, eu sou vegetariana há 4 anos... Tornei-me aos 15, e essencialmente por ter sido nessa idade ouvi tanta, mas TANTA coisa, que nem tens ideia! Desde "daqui até estares metida na droga" e por aí adiante. O preconceito é horrível e a falta de conhecimento então nem se fala! (já nem sequer menciono a falta de respeito). Mas bem, agora pelo menos as pessoas à minha volta já se habituaram que não dá volta a dar.
    Em relação ao video: ADOREI! Ainda não tinha visto e não podia estar mais de acordo. Fantástico! :) Força, e que venham mais 5 meses de luta! :D

    ResponderEliminar