27 de agosto de 2013

Hambúrgueres de Aveia e Nozes

Estes têm sido os meus aliados nos dias em que não sei o que cozinhar ou estou sem paciência.

A receita é da Joana do Le Passe Vite e está «aqui». 
Já tive oportunidade de saboreá-los, feitos pela Joana e são deliciosos. Vale a pena encomendar.
Mas como a Joana vive no Porto, e uma vez que nos disponibiliza a receita, porque não fazê-los em casa?! 

Uma óptima alternativa para quem não come carne ou é vegetariano. São consistentes e podem ser degustados das mesmas formas que um hambúrguer de carne. Adoro colocá.los no pão, com ketchup, alface e queijo. Nham~~~

Para os vegans é que é mais complicado adaptar a receita, mas se alguém souber se uma alternativa aos ovos, que tenha o mesmo efeito de ligar a massa, avise-me.

Ingredientes:
Nozes / Flocos de Aveia / Cebola / Alho / Pão Ralado / Leite / Ovos / Especiarias / Sal




Num processador picar as nozes com os flocos de aveia e a cebola com o alho.
Colocar tudo num recipiente e adicionar todos os outros ingredientes. 



Misturar tudo (usar as mãos é mais fácil e eficaz) até formar uma bola e deixar a repousar. (Na receita a Joana refere 30 minutos. Mas eu deixo sempre bem mais para ter a certeza que os sabores se misturam e fica tudo apuradinho!)

Depois é só fazer bolinhas dessa massa, e achatá-las. Eu corto tiras de "filme de cozinha" para os ir colocando e embrulhar. Depois congelo-os e ficam sempre à mão para dias mais preguiçosos. 




Fritar com um fio de azeite... 
Et voilá!

Fotografia antiga, tirada com o telemóvel. Para poderem ver como ficam depois de cozinhados.



3 comentários: