18 de agosto de 2013

O que é o Mindfulness? #1

No post "Viver no Presente", eu referi que a meditação é uma das ferramentas mais úteis para se viver focado no agora, mas escrevi também que para mim era umas das mais complicadas. Era assim que eu a via, até ter desmistificado a coisa com o Mindfulness.

Mindfulness e meditação têm conceitos idênticos e na prática são muito semelhantes. Na teoria nem tanto, uma vez que a meditação está mais intimamente ligada a religiões orientais como o budismo.

Mindfulness ou Atenção Plena (em português), é uma pratica recentemente usada até em psicologia, que consiste na tomada de consciência plena de nós e da nossa mente, sem qualquer juízo de valor.

Vantagens:
- diminuição do stress;
- diminuição da ansiedade (muito bom para quem sofre de ataques de pânico, por exemplo);
- maior capacidade de analise de nós mesmos, das nossas atitudes e pensamentos;
- mais facilidade de concentração;
- mais energia;
- mais facilidade em lidar com situações desconfortáveis e até mesmo com a dor (recomendado a pessoas que sofrem de cancro e outros problemas de saúde);
- menos ruminação em pensamentos invasores que causam mau estar e preocupação;

- ou seja, uma excelente ferramenta para viver no presente, com todas as vantagens que isso traz para a nossa saúde física e mental.


Como praticar?
Praticar mindfulness é fácil e é isso que torna tudo mais interessante. É possível fazê-lo em qualquer altura do dia, nas mais variadas tarefas. Quando escovamos os dentes, quando comemos, quando cozinhamos, quando conduzimos, etc... é possível praticar mindfulness. Basta que estejamos atentos e focados naquilo que estamos a fazer. Quando desempenhamos todas essas tarefas em piloto automático, estamos no oposto ao mindfulness.

Da próxima vez que escovares os dentes fá-lo com consciência plena. Sem te perderes em pensamentos sobre o que se passou ontem ou sobre o que vai acontecer daí a umas horas. Mas sempre que a mente vaguear para pensamentos, não te sintas frustrado(a) ou zangado(a), simplesmente trás de volta a atenção para a tarefa que estás a desempenhar, de forma gentil e firme.
Mindfulness é isso, estar constantemente a trazer a atenção para aquilo que está a acontecer no momento presente. Sem stress, sem irritação ou frustração. 
Quanto mais praticares menos vezes te perderás em pensamentos e mais rapidamente o teu cérebro aprenderá a fazê-lo no imediato. 
Da próxima vez que caminhares, que comeres, que conduzires fá-lo com consciência plena. Sente os pés tocarem no solo, sente a pressão e o peso do teu corpo de cada vez que pousares um pé no chão. Sente o sabor dos alimentos na tua boca. Sente a textura do volante nas tuas mãos, o movimento dos pés, os cheiros em volta, etc.

É possível e aconselhável fazê-lo de uma forma mais tranquila, sentado(a) de olhos fechados e concentrado(a) no teu corpo e nos teus pensamentos, mas talvez seja mais fácil começar com pequenos exemplo do dia a dia. 
Noutro post explico melhor como fazê-lo num ambiente mais reservado e com ajuda de outras ferramentas úteis.


Faz uma respiração profunda e mantem-te mindful.

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