11 de setembro de 2013

O que ganhei com o Minimalismo

Desde que comecei a estudar e a aplicar o minimalismo no meu estilo de vida, muitas coisas mudaram. 
Ainda não estou perto do que considero ideal, mas passo a passo vou caminhando nesse sentido.

Então o que mudou?

- Livrei-me de vários objectos inúteis (pelo menos para mim);

Em troca ganhámos todos uma biblioteca municipal um pouco mais rica - doações. E ganhei também algum dinheiro, que contribuiu bastante para a aquisição de um smartphone que ajudou a simplificar muitas tarefas.
Ganhei espaço.

- Livrei-me de mais de metade da minha roupa, malas e sapatos;

Ganhei mais tempo: menos indecisão na hora de me vestir, menos roupa para lavar e passar.
O ambiente também ganha e agradece.

- Ganhei mais consciência ecológica;

Sempre fui muito sensível a estas questões, embora pouco fizesse para diminuir a minha pegada. Hoje faço mais, mas ainda estou a léguas do ideal. Passo a passo.

- Descobri da forma mais natural, que a aquisição de coisas inúteis não traz felicidade;

Pondero todas as compras que faço e nunca mais comprei por impulso. 
Não compro coisas que não tenham funções suficientemente importantes para vir ocupar espaço na minha casa. Não compro só porque é bonito - a menos que sejam objectos de decoração e que goste MESMO muito deles (o que é raro).
Ganhei eu e o ambiente.


No geral, sinto que ganhei Liberdade.

2 comentários:

  1. Descobri agora o teu blogue, através da Ana e estou a gostar bastante. É bom nos identificarmos com certas filosofias de vida e este é o caso :)

    ResponderEliminar